E na mitologia Japonesa, Yamasachi-hiko se casou com uma filha do deus-mar,e teve um filho chamado Ugaya-fukiaezu. Ugaya-fukiaezu teve quarto filhos. Mas seu segundo e terceiro filhos foram para outros lugares. O quarto filho é o imperador Jinmu que conquista a terra de Yamato. Eis a linhagem da Casa Imperial do Japão.
Ora, o que se encontra na Bíblia? José se casou com uma filha de um sacerdote do Egito e teve Manassés e Efraim. Efraim lembra Ugaya-fukiaezu pois teve quarto filhos, mas seus segundo e terceiro filhos foram logo mortos (1 Crônicas, 7:20~27), e um descendente do quarto filho foi Josué que conquistou a terra de Canaã (a terra de Israel). Na linhagem de Efraim se encontra a Casa Real das Dez Tribos de Israel.
Assim, encontramos uma notável semelhança entre a genealogia bíblica e a mitologia Japonesa- entre Ninigi e Jacó, Yamasachi-hiko e José, e a família imperial do Japão e a tribo de Efraim.
Além disso, na mitologia Japonesa, o céu é chamado Hara de Takama (Takama-ga-hara ou Takama-no-hara). Ninigi veio de lá e fundou a nação Japonesa. Acerca de Hara de Takama, Zen'ichirou Oyabe, um pesquisador japonês, pensou que esta seria a cidade de Haran na região de Togarma, onde Jacó e seus ancestrais outrora viveram; Jacó viveu em Haran de Togarma por algum tempo e então veio a Canaã e fundou a nação Israelita.
Jacó viu, outrora, num sonho os anjos de Deus subindo e descendo entre o céu e a terra (Gênesis 28:12), quando recebeu a promessa de Deus de que seus descendentes herdariam a terra de Canaã. Esse fato é diferente da descida de Ninigi do céu, mas se assemelha na imagem.
Assim, exceto por detalhes, as linhas gerais da mitologia Japonesa se assemelha grandemente com os registros da Bíblia. É possível se pensar que os mitos de Kojiki e Nihon-Shoki, as crônicas Japonesas escritas no oitavo século, foram originalmente baseadas nas histórias bíblicas, mas adicionadas mais tarde com vários elementos pagãos. É até possível se pensar que a mitologia Japonesa foi originalmente uma espécie de genealogia que mostrava que os Japoneses eram descendentes de Jacó, José e Efraim.
Impureza Durante a Menstruação e o Parto.
O conceito da impureza durante a menstruação e parto existia no Japão desde tempos remotos.
Era costume no Japão desde os tempos antigos que a mulher durante a menstruação não deveria participar dos eventos santos no santuário. Ela não poderia ter sexo com seu marido e tinha que se trancar numa cabana (chamada Gekkei-goya em japonês), que era construída para uso coletivo na vila, durante sua menstruação e vários dias ou cerca de 7 dias após a menstruação. Esse costume era amplamente visto no Japão até Era Meiji (ha cerca de 100 anos). Após o período do seu fechamento, ela tinha que se purificar em águas naturais como rios, fontes ou mar. Se não houvesse água natural, poderia ser feita na banheira.
Isso se assemelha muito com o antigo costume Israelense. No antigo Israel, as mulheres durante a menstruação não podiam participar de eventos santos no templo, tinham que se separar de seus maridos, e era costume se fechar numa cabana durante sua menstruação e sete dias após a menstruação (Levítico, 15:19; 28). Esse fechar-se era dito, "continuar no sangue da sua purificação", e isso era para a purificação e separar a impureza da casa ou da vila.